Índices de Estabilidade de Tensão
de um SEE
Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e Computadores

Fecho
O trabalho realizado e apresentado nesta dissertação, teve como principal objetivo o estudo da estabilidade de tensão em sistemas elétricos, tema muito atual, devido à complexidade e dimensão crescente dos Sistemas Elétricos de Energia.
A estabilidade de tensão tem de ser assegurada de forma a evitar situações graves que afetem o sistema. É assim necessário identificar as causas e elaborar medidas preventivas e corretivas, para garantir o correto funcionamento do sistema.
Para identificar a proximidade do sistema à instabilidade de tensão existem os índices de estabilidade de tensão que, quando corretamente interpretados, fornecem informação do estado do sistema, de forma a evitar a pior das situações resultantes da instabilidade de tensão que é o colapso de tensão, resultando num blackout.
Os índices de estabilidade de tensão são calculados para as redes em funcionamento, permitindo assim uma monotorização do estado dos sistemas elétricos permitindo aplicar ações preventivas e definir ações corretivas.
Neste trabalho foram apresentadas várias técnicas de análise de estabilidade de tensão e foram implementados alguns índices de estabilidade de tensão de forma a mostrar a importância que têm na análise da estabilidade de tensão. Estes índices possuem baixo custo computacional, o que é uma grande vantagem, pois podem ser obtidos de uma forma rápida de forma a serem uteis.
Os desenvolvimentos futuros deverão passar por um aplicação dos índices de estabilidade de tensão em redes reais e com aquisição direta de dados da rede de forma a determinar o estado do sistema em tempo real. Para garantir isso será necessário uma interligação com sistemas SCADA/DMS das redes atuais e a aplicação de algoritmos para o cálculo dos índices de tensão.
Para além dessa aquisição de dados e informação recolhida para a análise de estabilidade, os mecanismos utilizados para o controlo de tensão (tomadas de transformadores, baterias de condensadores, FACTS, etc.) têm que estar interligados para executar as ações necessárias na rede, o mais rapidamente possível, de forma a garantir uma melhor qualidade de serviço prestado pelos operadores das redes.
Outro objetivo futuro seria analisar os índices de estabilidade de tensão para uma rede de dimensão real, analisando a evolução das cargas, de forma a ter uma noção real dos investimentos a realizar nos sistemas elétricos de energia.